Ninhá!
Mas não é apenas o nosso sofrimento ou provação apenas consequência dos nossos atos?

Será que aquilo que a gente reclama no momento não será apenas uma consequência de uma escolha nossa?

A vida é cheia de escolhas. E a cada escolha, um aprendizado. A cada aprendizado, um passo. A cada passo, crescimento. A cada crescimento, progresso.

Conversando com um professor e uns amigos (não que uma coisa anule a outra, de forma alguma), cheguei a algumas conclusões. Para alguns, podem ser banais já. Mas pera lá: cada um a seu tempo.
Cresci muito nessa primeira semana de 2011 e espero que seja apenas uma prévia do que vem pela frente.

Meu raciocínio é nada mais e nada menos que se cada ação tem sua reação e se nada é por acaso... Não seriam as nossas "tragédias" apenas consequências das nossas imperfeições humanas?
Sim, por que nós, como legítimos seres humanos (embora eu ainda acredito que alguns se aproximam mais de uma forma e mente mostruosa) erramos. E erramos sempre.
Acontece que na minha concepção, existem alguns tipo de erros. E as consequências vem conforme a gravidade deles... Mas aí entra um porém.
A gente erra. Geralmente erramos com nós mesmos e com outras pessoas. Às vezes a gente consegue se perdoar. As vezes a gente consegue o perdão dos outros. Mas muitas vezes não e daí entra algumas situações ruins... O que aqui eu chamo de CONSEQUÊNCIAS, mas pessoalmente eu costumo deixar escapar um "PUTA MERDA!"

Quando a gente se sente ofendido por alguém, a gente tem algumas escolhas: perdoar (a mais nobre delas, a meu ver), esquecer (o famoso "deixar pra lá" e ignorar quem nos ofendeu), se afastar de quem nos ofendeu ou então desejar ou até mesmo fazer o mal a quem nos ofendeu.

Nesta úlima opção, a pior delas eu acho (vou explicando) a gente se depara com algumas coisas: brincamos de bancar o juiz e julgamos cruelmente quem nos ofendeu (sem nem procurar esclarecimentos ou amenizar a situação), condenando-os a penas que nós nos permitimos aplicar a eles.
Perseguimos, desejamos o mal, às vezes podemos até mesmo chegar a praticá-lo contra a pessoa que nos "ofendeu". E achamos que estamos fazendo justiça. Que a pessoa tem que pagar pelo que nos fez.

Só que... Não caímos num erro ainda maior? Ora, se a gente planta o mal... A gente colhe o mal. É nosso livre-arbítrio fazer nossas escolhas. Só que sofreremos as consequências tão forte forem os castigos que aplicamos.

E aí isso pode se tornar um ciclo, ao menos que alguém pratique o perdão.

E quem nunca julgou ou foi julgado? Quem nunca sofreu pena alguma ou praticou alguma "punição" pelas próprias mãos? E acabamos sempre sofrendo as consequências...

Não sei se você é religioso ou acredita em Deus, meu caro amigo. Mas o fato que quando a gente se acha no direito de punir alguém, a gente está duvidando de uma justiça que certamente não é a dos homens. O absurdo é tanto que a gente se permite julgar e punir alguém semelhante a nós mesmos... Afinal, todos nós estamos sujeitos a cometer algum deslize, certo?

Erram com a gente. A gente pelar super arcaica lei do "Olho Por Olho e Dente Por Dente" pune a pessoa conforme nos convém. A pessoa sofre. E a gente, por escolher um caminho escuro, da maldade, sofremos as consequencias dos nossos atos.

A gente faz isso sempre que o orgulho (sim! o orgulho quando é ferido...) nos cega e nos impede de enxergar que a cada deslize de alguém para com a gente, nos é dado a oportunidade de perdoar, esquecer, ajudar e nos ajudar a melhorar. Resumindo: crescer como seres humanos.

O que eu quero tanto compartilhar das minhas descobertas é que: as consequências sempre vem. Pra gente, pra quem a gente ACHA que errou com a gente. Entretanto, não cabe a nós praticar essas punições pelas nossas próprias mãos. Porque... Se a gente escolher fazer a maldade... A gente vai errar. E vamos sofrer consequencias tão sérias quanto o sofrimento que a gente causou a quem teoricamente nos ofendeu.

Bom, acho que é isso. Eu precisava partilhar isso com vocês e também deixar registrado pra cada vez que eu queria me vingar de algo ("A vingança nunca é plena. Mata a alma e a envenena" - Nunca esta sábia frase do Sr. Madruga coube tão bem em um contexto) eu lembrar da minha essência humana.

É isto pessoal! Deixo vocês com um trecho de um livro honestamente roubado do perfil da Tamy!

"Fazia só duas semanas que ele tinha ido embora e isso já estava acontecendo. O tempo começava a apagar os contornos dessas lembranças tão vivas. Laila revolvia a própria mente. O que será que ele disse? De repente, aquilo tinha se tornado uma necessidade vital, ela precisava saber.
Fechou os olhos e procurou se concentrar.
Com o passar do tempo, foi aos poucos se cansando desse exercício. Começou a achar cada vez mais exaustivas essas tentativas de evocar, de desenterrar, de ressuscitar mais uma vez o que há muito tinha morrido."
Khaled Hosseini - A Cidade do Sol.
PS1: Roddy, as coisas nem sempre são como a gente quer que elas sejam. Se você ler isso, e espero que mesmo se não ler... FORÇA SEMPRE, amigo! É só uma fase e você vai sair fortalecido dela!
PS2: Força Thá!
PS3: Como se faz pra reencontrar alguém que quero muito ver? Como dar um abraço em alguém do qual não se ouve mais falar? Seja como for... Força amigo!
PS4: O texto de hoje é dedicado a um grande professor amigo e a grandes amigos professores.
PS5: Essa primeira semana tá superando minhas expectativas! Muito obrigada AMIGO@S! Nem tive tempo pra tradicional "preenchida" da agenda nova, que, neste ano, pretendo fazer sob o Ipê Branco, se São Pedro colaborar.