Ninhá!
Final de semestre sempre me deixa meio dã. Dã no sentido de confusa, perdida mesmo. Hoje, ao voltar pra casa com a minha órtese em gesso (e chamando atenção por onde passava) me peguei questionando a mim mesma:


Será que tô no caminho certo? Será que é isso MESMO que eu quero? Como me enxergo no futuro? Quero trabalhar com isso? Já pensei em mim trabalhando com isso pro resto da vida? Será que não tomei decisões preciptadas? Que decisão tomar agora? Por que a gente não nasce sabendo o rumo que devemos tomar? O que fazer quando sonhos antigos vem à tona?

Quem são meus amigos? Quem são meus inimigos? Como distinguir amigos de colegas? Quando ficar quieta ao invés de abrir a minha vida? Quando se deve confiar em alguém? Será que a confiança é duradoura? Será que eu sou a errada na história? O que será que pensam de mim? Como saber se estão sendo sinceros comigo? Como confiar somente em quem eu realmente deveria confiar?


Pois é... São tantas questões e eu tenho certeza de que nunca (Rá! Nunca diga nunca!) acharei respostas para algumas delas.
O fato é que eu sinto que não estou vivendo direito. Explico: sinto que não saio muito da zona de conforto, de segurança. Sinto que poderia viver muito mais... Aproveitar muito mais. Eu vou tentar mudar isso, mesmo achando meio complicado fazê-lo sozinha. Mas é necessário.


Notório é também que em finais de semana completamente alone é que eu descubro cada vez mais quem são meus amigos e aproveito para deixar lembranças gostosas a eles. Uns (Roddy!) vem me ver, outros (Marii) me ligam ou conversam comigo pela wab cam (com direito a violão! hahaha), um sempre está comigo, duas eu sei que encontro quando quiser (Thá e Jéh), mamãe Lívia e prima Nicole também... Um me acompanha a dormir sempre (Micael), em forma de trenzinho (MicAnim) e com outro (Parça!) tem até horário marcado praticamente pra nos encontrarmos no msn e conversarmos sobre tudo.


É bem verdade que em pessoa física eles estão distantes. Mas que esperar de pessoas que podem estar com você e ignoram a sua presença o final de semana inteiro?! Que esperar se eu me sinto sozinha mesmo no meio de 45 ou mais?


Aí é que me leva a crer que eu não me encaixo no contexto. E retomo aos meus questionamentos: Será que estou no lugar certo?


Estou dando laços mais fortes em amizades (quando distinguir?) que antes eu não tinha muita proximidade. Mas as pessoas vão demonstrando... Demonstrando... E me conquistando.


Quando por exemplo a gente tá triste e só 1 ou 2 pessoas percebem. E perguntam se a gente tá bem... E mesmo quando a gente responde que "sim, estou"... A pessoa sabe que não estamos e insiste na pergunta. Ora, como não me entregar a amizades assim? Por isso estou expandindo meu leque. Me sinto triste sim, mas a tristeza não é infinita. E nem a alegria, por outro lado.


Criar novos laços não significa deixar antigos. Só que estou tentando aprender como distinguir amigos de colegas. Não saio por aí mais contando a minha vida pra quem eu acho que posso contar. Guardo as coisas mais pra mim e pra compartilhar com quem eu sei que dá valor a minha amizade. Não saí contando a todos que ele veio me ver, nem que coisas ruins e boas estão acontecendo ou que eu tenho dúvidas sobre a vida. Isto não quer dizer que estou cortando laços, mas sim que estou revendo-os... E escolhendo a dedo quais laços devo apertar mais firme.


Estou num momento de questionamentos. Sofrimentos emocionais, talvez. Incertezas, angústias, solidão (mesmo em meio a multidões), choros, sorrisos, gargalhadas, sacos (Rá! O3, TRAZ ELE!), decisões, ansiedades, saudades...


Muitos podem pensar que sou tonta, bobona... Sei lá... Mas quer saber? Hoje eu entendo o nome disso. E se chama AMADURECIMENTO.


Deixo para vocês, pra encerrar esse post gigante, uma poesia: Amadurecência, do Fernando Anitelli.


"A poesia prevalece!!!
O primeiro senso é a fuga.
Bom... Na verdade é o medo. Daí então a fuga.
Evoca-se na sombra uma inquietude
uma alteridade disfarçada...
Inquilina de todos os nossos riscos...
A juventude plena e sem planos... se esvai.
O parto ocorre. Parto-me.
Aborto certas convicções.
Abordo demônios e manias.
Flagelo-me.
Exponho cicatrizes.
E acordo os meus, com muito mais cuidado. Muito mais atenção!
E a tensão que parecia nunca não passar,
'O ser vil que passou pra servir... Pra discernir...'
Pra pontuar o tom. Movimento, som
Toda terra que devo doar!
Todo voto que devo parir
Não dever ao devir
Não deixar escoar a dor!
Nunca deixar de ouvir... Com outros olhos!"
Um beijo a todos e muito obrigada. =)
9 Responses
  1. Roddy Says:

    Meu Deus, Ana! Cada dia melhor! Que post maravilhoso... Que criatividade, que poesia, que sentimentos, que emoção que você colocou nele!

    Eu estou de queixo caído. De verdade. Se eu fosse você, ia partir pra ser escritora.

    Acho que você expôs não só os teus sentimentos como os de muita gente, viu!

    Te amo, irmã!

    Um beijo bem grandão!


  2. Maurício Says:

    Lindo lindo...

    Eu tô sem mais palavras, Pequena...


  3. Suellen Says:

    olha, eu ñ te conheço, guria... mas vc arrasou!

    concordo com o seu amigo Roddy. vc deveria escrever mais e ser uma escritora! de grande sucesso, com toda a certeza!

    parabéns pelo blog!


  4. Jéh Says:

    NOOSSAAA MANINHA . QUE POST MAIS MARAVILHOSO *--* .igual ao roddy falou ai em cima :''Que criatividade, que poesia, que sentimentos, que emoção que você colocou nele!

    Eu estou de queixo caído. De verdade. Se eu fosse você, ia partir pra ser escritora.
    (eu já tinha te falado isso a um tempo atras hehehe ).

    Acho que você expôs não só os teus sentimentos como os de muita gente ''


    ahhhhh ... eu tbm me fazia essas perguntas quando eu estava na faculdade . será que estou no caminho certo ?? será que é isso que eu quero pro resto da minha vida ?? será que quero trabalhar com isso ??? como me vejo no futuro ???
    nossa , seria muito bom já nascer sabendo que rumo devemos tomar .

    ahhhh... em relaçao aos amigos , eu concordo com tudo oq vc disse .
    na faculdade por exemplo eu confiava em umas 5 pessoas , pq eu sabia que elas eram verdadeiras , mas o resto , eu tratava como colega de sala , nada mais . ninguem sabia da minha vida lá , só aquelas em quem eu confiava mesmo .

    é , algumas questões suas vao ficar sem respostas por um tempo mesmo . mas relaxa , em alguma hora elas vao aparecer .

    eu confio muito em vc .
    aaaahhhhhhhh .... e com certeza vc vai me encontra a hora que vc quiser , sendo pessoalmente , msn , twitter , orkut , ou até sinal de fumaça rsrsrsrsrsr.

    BJOOOSSS . TE AMO MANINHA .


  5. Parça Says:

    Parça Parça Parceria!
    Belo texto e belas emoções. É isso que constrói a todos, as dificuldades, as duvidas. Acho q vc ta indo pelo caminho certo. Sempre que precisar de um parça tamo ai !!


  6. Cássio Says:

    Perfeito seu texto, Ninhá! PERFEITO!


  7. Micael Says:

    Aniiiiiiim. Vamos de MicAninha?! É no MicAninha que viajamos por mundos distantes gastando pouquíssimo combustível...
    Bjaaaaaaaaum, hewhew!


  8. Ninhá! Says:

    Geeenteee! Vocês são uns fofos! Roddy: brother de sempre! Mau,que fofo!! Jéh, sempre presente! Seja bem-vinda, Suellen! Paaaaarça! Micael! Amo DEMAIS vocês! Cássio! =D

    Parça! Pode ter certeza de que sempre vou precisar de vc! E Micael! SIIIM! FUGIREMOS DE MicAninha! \o/


  9. Marii Says:

    Manaaa, que lindaa!!!
    Você inspira as pessoas!
    Eu falo que você é um presentinho lindo na minha vidinha! Óun!
    AMO VOCÊ!
    Ps: Prometo que vou melhorar no violão! Beijo.